Seguidores

terça-feira, 17 de maio de 2011

18 DE MAIO, DIA DE COMBATE À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

 No Paraná, as meninas são as que mais sofrem com esta violência. Cerca de 80% dos casos são de exploração sexual de garotas.

Em 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos, Araceli Cabrera Crespo, foi seqüestrada, drogada, estuprada e morta em Vitória, no Espírito Santo. Ela foi raptada enquanto voltava da escola e foi encontrada com o rosto desfigurado e com marcas de agressão física e sexual.
Como os suspeitos eram de famílias importantes de Vitória, mesmo condenados, recorreram da decisão judicial e foram inocentados. Até hoje ninguém foi punido pela morte brutal de Araceli.
Hoje, a menina que teria 46 anos de idade, se tornou símbolo na luta contra a violência e exploração sexual de Crianças e Adolescentes. No dia 18 de maio, portanto, foi criado o Dia de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, desde 2000, em homenagem a Araceli, através da Lei nº 9.970/2000. A ideia é promover durante esta semana atividades que possam conscientizar e informar a população sobre os crimes cometidos contra menores.
No Paraná, será lançado oficialmente durante eventos macro-regionais, em Curitiba, Londrina e Foz do Iguaçu, o Plano Estadual de Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes. O documento foi construído coletivamente por entidades da sociedade civil e representantes do governo do Estado, que compõem a Comissão Estadual Interinstitucional de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes.
De acordo com a Presidente da Comissão, Aline Pedrosa Fioravante, o material deve servir de base para que as comissões regionais e municipais elaborem o seu próprio plano. “Ninguém melhor que as redes de proteção locais para conhecer a realidade nos municípios. Desse modo, as ações do Plano Estadual podem ser modificadas conforme o contexto e a necessidade”.
Existe no país o Disque Denúncia (100) que é coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Este mecanismo recebe, encaminha e monitora denúncias de violação de direitos humanos de todos os estados. Só em 2010, o Disque 100 recebeu 12.487 denúncias de abusos contra menores. No primeiro trimestre deste ano foram registrados, em todo o país, 4.205 casos.
Este levantamento mostra que de 2010 até o 1º trimestre de 2011, 847 denúncias foram do Estado do Paraná. Quando comparada com as mais variadas formas de violência sexual, praticadas contra crianças e adolescentes, o sexo feminino ainda corresponde à maioria das vítimas: exploração sexual 80%, tráfico de crianças e adolescentes 67%, abuso sexual 77% e pornografia 69%.




Confira a programação em algumas cidades do Paraná:

Curitiba:
·         Lançamento do Plano Estadual de Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes e palestras, das 8h30 às 16h30, no auditório do Museu Oscar Niemeyer.          

·         Seminário de Enfrentamento à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, também no dia 18, no auditório do SESI Portão.


·         Seminário Municipal de Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes - Fortalecimento da Intersetorialidade como Estratégia na Prevenção e Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, dia 20 de maio, das 8h às 17h30, na Universidade Positivo, Bloco Bege.
           

Londrina:
·         Lançamento do Plano Estadual de Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes e palestras, dia  24 de maio, das 8h30 às 16h30, no Hotel LondriStar.

           
Foz do Iguaçu:
·         Lançamento do Plano Estadual de Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes e palestras, dia 27 de maio, das 8h30 às 16h30, no Recanto Park Hotel.


Paranaguá:
·         Palestra “Repensando a Rede de Proteção”, com o assistente social Dorival Costa, dia 17 de maio, às 19h30, na Igreja Batista, que fica na Praça dos Leões. Além da palestra, no dia 17 acontecerá uma carreata envolvendo caminhoneiros e sociedade em geral. Já no dia 18 acontece mobilização e distribuição de material informativo na Ilha dos Valadares, na Praça Ciro Abalen, a partir das 10h.


Ponta Grossa
·         II Semana de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes, de 18 a 20 de maio, no grande Auditório - Bloco A, do Campus Central da Universidade Estadual de Ponta Grossa. O evento começa com uma passeata no dia 18 às 9h a partir da Praça do Ponto Azul até a Praça do Sol, passando pelo Calçadão da Rua Coronel Cláudio. 


Com informações: Agência Brasil, Andi e Ciranda

Nenhum comentário:

Postar um comentário