Você sabia que o estresse no trabalho foi responsável por mais de 90% dos auxílios-doença em 2009, na categoria "Transtornos Mentais e Comportamentais", são por causa de Estresse e depressão, segundo a Previdência Social?
Você já ouviu falar em Estresse por causa do trabalho? Pois é, o estresse não é propriamente uma doença e sim, um estado do organismo quando submetido ao esforço e à tensão. Uma das causas pode ser o trabalho. Durante uma situação estressante o organismo sofre algumas reações químicas normais que servem para que a pessoa consiga enfrentar a situação. Entretanto, o problema é quanto estas situações são contínuas.
Uma pessoa submetida a uma carga excessiva de estresse pode apresentar sintomas que vão desde uma dor de cabeça, distúrbios do sono, irritabilidade, cansaço, dificuldade de concentração ou tensão muscular, a dificuldades respiratórias, dificuldade de memória, problemas digestivos, pressão alta, problemas cardíacos, e até mesmo distúrbios psíquicos como síndromes, depressão e pânico.
De acordo com o Ministério da Previdência, mais de 90% dos auxílios-doença concedidos em 2009, baseados na categoria "Transtornos Mentais e Comportamentais", referem-se a problemas como estresse, episódios depressivos, alternância de humor e ansiedade. Um trabalhador pode ficar neste estado de estresse elevado quando submetido a três situações, em geral: Exigência pessoal muito elevada, medo e frustração. A psicóloga Beatriz Accioly explica que: “O estresse é uma resposta fisiológica e psicológica aos acontecimentos que perturbam o nosso equilíbrio pessoal, de alguma forma. Todos nós sabemos o que é isso: o coração dispara no peito, músculos tensos, respiração ofegante, todos os sentidos em alerta vermelho”. Segundo ela, o estresse pode estar relacionado a diversas doenças, ou ainda piorá-las. “Enfermidades como: Dores crônicas, enxaquecas, pressão alta, diabetes, doenças cardíacas, obesidade, infertilidade entre outras, podem surgir num trabalhador estressado”, alerta. A recomendação dos especialistas para amenizar e até mesmo combater de vez o estresse é:
- Estabelecer prioridades e fazer uma coisa de cada vez
- Procurar manter o bom humor;
- Aprender a relaxar ao longo do dia, ouvindo uma música, praticando um hobby, assistindo um bom filme.
- Dormir bem é muito importante! Um sono reparador ajuda a lidar com qualquer situação negativa que possa causar o estresse.
- Cuidado na alimentação! Procure comer alimentos naturais, ricos em vitaminas B e C, que melhoram o sistema nervoso central. Uns exemplos são as frutas como abacate, abacaxi, acerola, banana, laranja e uvas, ou os legumes e verduras como a batata, o brócolis, a couve e o espinafre. Também as carnes (de preferência as magras), as sementes e farinhas, os ovos, o leite, peixes e frutas secas, como o amendoim.
- Faça exercício físico. Uma caminhada de 30 minutos todos os dias já vai ajudar e muito.
E lembre-se! Desfrute das pequenas coisas, dos momentos em família, passeie sempre que puder. O contato com a natureza, por exemplo, é um bom aliado.