Seguidores

quarta-feira, 4 de maio de 2011

SAÚDE DO HOMEM: Câncer de próstata é o que mais atingiu paranaenses até 2005.

Dados do Inca mostram que este foi o câncer com maior incidência entre os homens no Estado

No Brasil, a cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens. Eles vivem, em média, sete anos menos do que as mulheres e têm maior incidência de doenças do coração, câncer, diabetes, colesterol e pressão arterial mais elevada.
O maior problema enfrentado para a melhora da qualidade de vida do homem, hoje em dia, é que eles têm receio de ir ao médico em consultas de rotina. Num levantamento realizado em 2008, com 250 médicos, observou-se que em geral os homens não realizam consultas para ver se está tudo bem. Normalmente quando chegam a procurar um especialista, já estão doentes.
Em geral, os homens atribuem esta ausência nas consultas de rotina ao excesso de trabalho, ao cansaço e aos inúmeros compromissos, ou até mesmo a questões culturais. Por vergonha mesmo. E esta é uma das razões para que a expectativa de vida do homem, apontada no último censo, é de 7,6 anos a menos que as mulheres.
No Estado do Paraná, segundo dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer), a neoplasia que mais atingiu os homens até 2005, foi o câncer de próstata.
A próstata é uma glândula auxiliar no sistema genital masculino, responsável pelo fornecimento de nutrientes para os espermatozóides. Ela é bem próxima da bexiga e por esta razão, um homem com qualquer tipo de alteração na próstata pode sentir sintomas relacionados à bexiga. Normalmente, doenças na próstata aparecem após os 60 anos de idade, mas hoje em dia já é possível observar casos em homens com cerca de 40 anos.
Quando um homem começa a ter dificuldades ou dores na hora de urinar, necessidade de ir ao banheiro várias vezes durante a noite, dores na coluna, no fêmur e na bacia, sangue na urina, perda de peso pode estar com sintomas de câncer de próstata. Entretanto, é importante observar que em alguns casos, a doença pode ser silenciosa, ou seja, sem sintomas.
O importante é que homem tenha consciência de que da mesma forma que a esposa ou a mãe deve ir ao ginecologista todos os anos, ele também, a partir dos 45 anos deverá procurar um Urologista para exames de rotina.
Hábitos de vida saudáveis e manutenção do peso podem sim, auxiliar para que a saúde do homem como um todo fique melhor. A recomendação da Organização Mundial da Saúde é para que as pessoas se exercitem por pelo menos 30 minutos por dia. Pode ser uma boa caminhada.
Além disso, há recomendações em relação a alimentação. O consumo de carne vermelha, por exemplo, deve ser de no máximo 300 gramas por semana, deve-se evitar a bebida alcoólica e o tabagismo. Optar sempre por comidas menos gordurosas e com menos sal. Os alimentos açucarados também são um vilão para a saúde.
Dados do Inca mostram que pessoas que conseguem manter uma boa dieta e o peso adequado têm menor incidência de todos os tipos de cânceres.

 Fique atento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário